Myrtaceae

Eugenia supraaxillaris Spring

Como citar:

Mary Luz Vanegas León; undefined. 2020. Eugenia supraaxillaris (Myrtaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

509.340,413 Km2

AOO:

152,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2020
Avaliador: Mary Luz Vanegas León
Revisor:
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020). Foi coletada em Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial) associada à Mata Atlântica. Apresenta distribuição ampla, EOO=488054 km², AOO=152 km², é bem representada em herbários, inclusive com coleta recente, e tem ocorrência confirmada dentro dos limites de Unidades de Conservação de proteção integral. Não existem dados sobre tendências populacionais que atestem para potenciais reduções no número de indivíduos maduros, além de não serem descritos usos potenciais ou efetivos que comprometam sua sobrevivência na natureza. Assim, foi considerada de Menor Preocupação (LC) neste momento, demandando ações de pesquisa (distribuição, tendências e tamanho populacional) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua conservação no futuro.

Último avistamento: 2016
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Flora 20(Beibl.): 83. 1837.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Longevidade: perennial
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Referências:
  1. Flora do Brasil 2020 em construção, 2020. Eugenia in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB10552>. Acesso em: 14 Jan. 2020

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João - Mico Leão (US), Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca (US), Área de Proteção Ambiental Serra do Mar (US), Área de Proteção Ambiental Sistema Cantareira (US), Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza (PI), Parque Estadual Carlos Botelho (PI), Parque Estadual da Cantareira (PI), Parque Estadual da Serra do Mar (PI), Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PI), Parque Estadual Intervales (PI), Parque Nacional do Itatiaia (PI), Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (PI) e Reserva Biológica do Tinguá (PI).
Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018). A espécie será beneficiada por ações de conservação que estão sendo implantadas no PAN Rio, mesmo não sendo endêmica e não contemplada diretamente por ações de conservação.
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G., 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente -SEA : Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em um território que será contemplado por Plano de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF pró-espécies: todos contra a extinção: Território Espírito Santo – 33 (ES), Território Itororó – 35 (BA), Território Paraná – 19 (PR), Território SP - 20 (SP) e Território Vale do Paraíba – 30 (RJ).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.